O homem que sabe servir-se da pena, que pode publicar o que escreve e que não diz a seus compatriotas o que entende ser a verdade, deixa de cumprir um dever, comete o crime de covardia, é mau cidadão. Por Júlio Ribeiro.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO MAGNETISMO UNIVERSAL SOB A ÓTICA DO ESPIRITÍSMO-CIENTÍFICO SEM FRONTEIRAS - Por José Gonzalo Villaverde Couto



INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO MAGNETISMO UNIVERSAL SOB A ÓTICA DO ESPIRITÍSMO-CIENTÍFICO SEM FRONTEIRAS

Por José Gonzalo Villaverde Coutro
Junho 2015



Sumário


1        Introdução

Para melhor esclarecer ao Leitor sobre as discussões envolvidas nos prováveis mecanismos que devem de ocorrer durante a realização de um passe magnético convencional espiritual, sob a ótica do espiritismo-científico sem fronteiras, este Autor suporta as discussões neste Artigo, tanto na Ciência contemporânea da Física do Eletromagnetismo - Halliday, David – Eletromagnetismo – Vol. 3, 9ª Edição, quanto na bibliografia clássica do espiritismo-científico, para que as novas gerações do “Espiritismo universal sem fronteiras” possam, cada vez mais, incrementar o nível acadêmico dos prováveis mecanismos aqui discutidos.

Em Julho de 2012 este Autor elaborou o Artigo “Introdução ao estudo dos mecanismos da Mediunidade” suportado nos ombros do Livro ditado pelo Espírito de André Luiz, psicografado pelos Médiuns Francisco Candido Xavier e Waldo Vieira, com apresentação (prefácio) do Espírito Emmanuel, em 1959, sob o título “Mecanismos da Mediunidade” onde o Autor Espiritual apresenta importantes e principalmente inéditos esclarecimentos sob a ótica do espiritismo-científico envolvendo temas e conceitos, por exemplo: conceitos de partícula, matéria, e átomo mentais, força ou energia mento-eletromagnética etc. conceitos estes totalmente inéditos na bibliografia clássica do Espiritismo convencional.

Após esta fase de elaboração com apresentação e discussões desse Artigo, percebeu-se a necessidade de desdobrar e explicar com mais detalhes, principalmente para facilitar o entendimento dos Médiuns, os mecanismos da mediunidade que ocorrem durante a realização de um passe magnético espiritual, adentrando, inclusive, nos primeiros passos referentes as discussões da influência do magnetismo universal (imantação universal) nos mecanismos da mediunidade.

Assim, dentro desta nova proposta nasceu este Artigo sob o título ”Introdução ao estudo do magnetismo universal sob a ótica do espiritismo-científico sem fronteiras”, que visa evidentemente discutir a questão da imantação ou magnetismo que ocorre na lei dos fluidos principalmente no fluido magnético, durante a realização de um passe magnético espiritual bem como, discutir os princípios da imantação ou magnetismo universal ou fluido universal que ocorrem no Universo físico e nos Universos e ou dimensões etéreas.

Para isto tornou-se necessário discutir, inicialmente, de uma forma muito simples, o magnetismo natural existente na superfície do nosso Planeta e a seguir, expandindo estes conceitos para o magnetismo universal, como veremos a seguir.

Este Autor recomenda ao Leitor que aprecia o estudo do Espiritismo que, preferencialmente, se fomente com bibliografia devidamente suportada tanto na Ciência contemporânea quanto nos conceitos do espiritismo-científico, principalmente sem fronteiras, evitando-se os desdobramentos clássicos sobre conceitos ou textos quase sempre repetitivos que, infelizmente, são encontrados na maioria da bibliografia clássica do Espiritismo.

1.1       Eixo N-S do Planeta Terra

A figura (1), abaixo, extraída da literatura eletrônica “imagens dos polos norte e sul – Pesquisa Google – Internet Explorer” esclarece ao Leitor as diferenças entre os polos geográficos e magnéticos da Terra. Isto é, na figura está representado o eixo vertical da Terra como sendo o eixo magnético S-N e o sentido das linhas de força magnéticas que adentram e saem em relação aos polos sejam estes magnéticos ou geográficos do Planeta.

Figura 1

1.2       Polos magnéticos e geográficos do Planeta terra

Note o Leitor que o polo Sul magnético está localizado próximo à região do polo Norte geográfico, segundo a literatura clássica, e a diferença entre os eixos dos polos magnético e geográfico é cerca de 10 a 15 graus.

Verifique também que o polo Norte magnético, aponta evidentemente para o polo Sul geográfico do eixo geográfico ou eixo convencional da Terra. Isto é, a cor vermelha da agulha magnética, do lado esquerdo do globo Terrestre, da bússola inventada pelos Chineses no ano 1040 D.C, salvo enganos, aponta para o polo Norte geográfico da Terra, isto é polo Sul magnético conforme ilustração da (fig.1).
O Leitor pode observar também, na mesma figura, que o sentido da direção das linhas de força magnéticas do campo magnético ou magnetismo natural da Terra, em relação ao eixo geográfico, que é próximo ao eixo magnético, adentram pelo polo Norte e saem pelo polo Sul (geográficos).

1.3       Eixo N-S do Universo ou Cosmos

Tendo-se a noção do posicionamento do eixo N-S geográfico do nosso Planeta, vamos então dar início, corajosamente junto com o Leitor, a discussão do possível posicionamento do eixo N-S do Universo.

Mesmo nós aqui do Rio de Janeiro estando situados no paralelo 22 graus, Hemisfério Sul, se olharmos na direção do Polo Norte geográfico observaremos algumas constelações, mas não poderemos vislumbrar a Constelação da Ursa Menor, na qual se encontra a “Estrela Polar”. Apenas os Estados e as Cidades que estiverem localizadas acima da linha do Equador poderão observar a beleza da Estrela Polar.

Segundo a bibliografia eletrônica, Internet Explorer, a Estrela Polar trata-se de uma estrela múltipla do hemisfério Norte, podendo ser facilmente identificada, pois esta Estrela apresenta uma característica muito interessante isto é, parece estar fixa e as demais estrelas girando, aparentemente, à sua volta. Por esta razão que a Estrela Polar foi desde a época dos descobrimentos e ainda continua sendo o referencial náutico do Rumo Norte verdadeiro, geográfico, para os Navegantes que cruzam a linha do Equador do Hemisfério Sul para o Hemisfério Norte.

Da mesma forma, os Navegantes que vem do Hemisfério Norte para o Sul utilizam a constelação Cruzeiro do Sul como sendo a referência para obter a direção Sul, geográfica, do nosso Planeta. Para isto utilizam o seguinte procedimento de observação visual:

Fixa-se mentalmente o dimensional do pau maior do Cruzeiro da Constelação rebatendo-o duas vezes na mesma direção e a seguir, traça-se uma reta vertical até encontrar o Horizonte. Esse ponto, ou região, deverá ser a indicação do Polo Sul geográfico.

O fato de que o trânsito estrelar, em volta da estrela Polar seja aparente do Leste para o Oeste ocorre similarmente aqui no nosso Planeta, pois quando olhamos para o Horizonte ao Leste, sempre num mesmo horário à noite, poderemos ver facilmente a passagem do trânsito, aparente, das constelações definidas no Zodíaco, 13 constelações, que se movimentam do Leste para Oeste.

Então se traçarmos um eixo, mental ou imaginário, entre a nossa posição e a direção do Polo Norte geográfico e avançando, mentalmente, com essa reta na direção Norte do Universo, poder-se-á dizer que essa reta estaria próxima a direção do Eixo Norte Universal.

Da mesma forma se procurarmos no céu estrelado a Constelação de Órion e visualizarmos as Três Marias, que é o nome popular dado a um asterismo de três estrelas (pois parecem estar quase alinhadas em relação a nossa posição no Planeta Terra), e traçarmos mentalmente uma reta ou eixo entre a nossa posição e a posição das Três Marias e avançando, mentalmente, com essa reta na direção Sul, teríamos então a direção aproximada do Eixo Sul Universal.

Depois destas localizações se ligarmos então, mentalmente, através de uma reta ou eixo a região do Norte Universal com a região do Sul Universal, a qual é perfeitamente visível aos nossos olhos, poderemos ter uma ideia aproximada do eixo Norte - Sul Universal que deverá ser paralela a direção do eixo N-S geográfico do nosso Planeta.

Este Autor gostaria de lembrar ao Leitor que este conceito da localização do eixo N-S do Universo visível, aos nossos olhos, já era perfeitamente conhecido pelos egípcios há cerca de 4000 anos atrás.

Esta afirmativa é corroborada pelas três pirâmides que existem no Egito e que segundo eles representam as Três Marias, tanto no seu alinhamento quanto na sua intensidade de brilho, através da localização e dimensionamento das Pirâmides. E mais, a ligação dos sarcófagos com as portas lado Sul das Pirâmides e destas com a reta imaginária ligando com as Três Marias, está localizada, precisamente, na reta imaginária da direção Sul do Universo.

Da mesma forma a ligação dos sarcófagos com as portas lado Norte das Pirâmides e destas com a reta imaginária ligando com Estrela Polar, está localizada, precisamente, na reta imaginária da direção Norte do Universo.

Os Egípcios acreditavam já naquela época, na crença de oferecer aos Espíritos de seus Faraós a possibilidade de continuar vivendo em plano espiritual, após a morte física e poder ser encaminhados desde o interior das Pirâmides, para o Universo etéreo Espiritual Superior, através do mento-transporte seguindo precisamente a direção do eixo N-S universal. Notem os Leitores como a base do Espiritismo sem fronteiras é bem antiga.

Hoje o Espiritismo convencional, da nossa época, já discute em várias bibliografias, a existência de pontes fluídicas[1] as quais são estabelecidas ou nascem durante as Reuniões de Trabalhos nos Centros do Espiritismo sendo perfeitamente descortinadas pelo Universo etéreo espiritual.

Discutindo um pouco mais sobre a ponte fluídica, acreditamos que o caminho de ida, inicial, da energia mento-eletromagnética criada nos Centros do Espiritismo conhecida como “rede fluídica”, alcança facilmente não só a região dos mundos etéreos existentes na nossa Galáxia, como também atinge outras dimensões em outros universos etéreos, dimensões estas que nossos Espíritos normalmente frequentam.

Assim, podemos vislumbrar na nossa mente a ponte fluídica como se fosse um túnel contendo um poderoso fluido magnético universal, multicolorido, onde a energia mento-eletromagnética é facilmente conduzida facilitando o mento-transporte das partículas de inteligência universal (Espíritos) até regiões e ou dimensões estrelares etéreas, as quais possuem matéria fluídica muito quintessenciada e puramente magnética, quando comparada com a dos Espíritos que habitam nos mundos etéreos do nosso Sistema Solar.

Por outro lado da mesma forma, nos leva a crer que as forças magnéticas universais que existem no Universo ou Cosmos devem de atuar através de caminhos estrelares preferenciais, com movimentação natural magnética universal por onde, também, devem de ocorrer os deslocamentos através do transporte mento-eletromagnético de partículas de inteligência universal (Espíritos) desde, por exemplo, do seio do Universo, ou de universos, dimensões etéreas através do fluido  universal, até a superfície do nosso Planeta.

Acredita este Autor, suportado pelo Espiritismo sem fronteiras que são através das pontes fluídicas e dos caminhos estrelares mento-eletromagnéticos, naturais, que são realizados os Trabalhos (a plano espiritual) de conduzir ou realocar as partículas de inteligência universal (Espíritos), que ainda estão indevidamente presos a fortes sentimentos Terráqueos, depois de desencarnarem. Evidentemente com a participação de intenso trabalho de correntes universais de partículas de inteligência universal (Espíritos), que atuam nessas tarefas espirituais.

1.4       Campo magnético natural do Planeta Terra

A Ciência contemporânea ainda não afirma, com certeza, as causas e a fonte do magnetismo terrestre, porém é sugerido por algumas teorias que existe um campo elétrico formado pela defasagem entre a parte interna, central da Terra, que se encontra no estado líquido (magma) e a camada exterior (crosta) que se encontra no estado sólido, cuja temperatura é mais fria nos polos e mais quente na região da linha ou faixa do Equador.

Leva a crer que esta defasagem é ocasionada pelo movimento de rotação da Terra, gerando correntes elétricas neste processo natural do movimento de rotação do nosso Planeta.

Como se sabe, hoje, estas correntes elétricas são formadas por partículas carregadas eletricamente e em movimento, como os elétrons por exemplo, assim esta corrente elétrica produz um campo magnético natural da Terra, que por sua vez gera uma força magnética, força esta que desempenha um importantíssimo papel na proteção da superfície do globo Terrestre, criando um verdadeiro cinturão ou escudo magnético, o qual atua contra os impactos de pequenos asteroides, que continuamente colidem com o referido escudo magnético, deixando a superfície do Planeta protegida.

1.5       Campo magnético natural do Universo ou Cosmos

Suportados pelas discussões, anteriores, da localização do Eixo Norte-Sul Universal ou Cosmológico e da noção do Campo magnético natural da Terra, bem como das noções de magnetismo e magnetismo mental, poderemos agora discutir como ocorrem os fenômenos de magnetismo universal espiritual nos Centros de Espiritismo sem fronteiras, durante a realização dos Trabalhos de passes magnéticos.

Da mesma forma que ocorrem os Trabalhos de passes magnéticos nos Centros existentes aqui no nosso Planeta, certamente nos mundos ou dimensões etéreos existentes não só no nosso Sistema Solar como no Universo, também devem de ocorrer em Centros espirituais etéreos a realização de passes magnéticos, envolvendo o Magnetismo Universal associado ao fluido magnético universal para realizar trabalhos de cura psíquica, junto as partículas de inteligência universal (Espíritos) em evolução universal.

Como foi discutido, as linhas de força magnéticas do campo magnético ou magnetismo natural da Terra que circulam pelo nosso Planeta, imantam magneticamente a superfície do mesmo através do fluido Universal o qual, sob a ótica deste Autor é o meio condutor para o fluido magnético espiritual utilizado nos passes magnéticos.

No Universo como um todo ou em outras dimensões de Universos e ou dimensões etéreas, também devem de ocorrer linhas de força magnéticas do campo magnético universal ou magnetismo, imantação natural, envolvendo harmonicamente o eixo N-S da nossa Galáxia, do Universo, e ou de outras dimensões em outros universos etéreos, por onde as partículas de inteligência universal (Espíritos) são naturalmente transportadas, através do mesmo meio condutor isto é o fluido universal.

2        Alinhamentos da Casa ou Centro e das Mesas de trabalho

A fim de se obter um alinhamento, harmônico, entre os sentidos das linhas de força do campo magnético da Terra, com as linhas de força do campo magnético mental ou psicossomático ou mento-eletromagnético produzido durante os Trabalhos numa dada Casa ou Centro, torna-se imperioso que a localização tanto do terreno quanto do edifício bem como da Mesa de Trabalho, deve de estar alinhado na direção do eixo ou próximos ao eixo N-S dos polos geográficos da Terra.

Pois como anteriormente discutido, através da (fig. 1), as linhas de força do campo magnético do globo Terrestre adentram pelo polo norte geográfico (N) e saem pelo polo sul geográfico (S). Isto sugere que o Presidente da Mesa ou dos Trabalhos deve de estar posicionado à cabeceira da mesa, na direção do polo N geográfico, justamente para ter a preferência de receber as intuições mento-eletromagnéticas do Astral Espiritual Superior, segundo evidentemente uma disciplina e hierarquia, devidamente, definida em plano ou dimensão espiritual.

Desta forma, a seguir, essa força espiritual mento-eletromagnética deve de ocupar o posicionamento dos Médiuns, seguida dos Esteios até o final da Mesa, para depois então atender a distribuição na ordem das filas e das cadeiras existentes no salão do edifício, levando-se em conta também as intensidades e colorações dos fluidos das auras das criaturas presentes na Reunião.

Dentro deste raciocínio, poder-se-á entender que o alinhamento nas Casas de Trabalho que existem em todos os mundos etéreos (ou dimensões etéreas), estejam estes localizados no nosso Universo físico, na nossa Galáxia e ou no nosso Sistema Solar, estas Casas de Trabalho devem de estar alinhadas nas direções das forças magnéticas universais ou nas direções de imantação magnética universal, próximas a direção preferencial do eixo N-S universal.

3        Como é produzido um campo magnético sob a ótica da Física clássica?

A Física clássica sobre Campos Magnéticos do Livro Halliday:David – Eletromagnetismo , Vol.3, 9ª  Edição, Capítulo 28, pag. 189, estabelece que os campos magnéticos podem ser produzidos de duas formas:

A primeira forma é usar partículas eletricamente carregadas em movimento, como os elétrons responsáveis pela corrente elétrica em um fio, a qual produz um campo magnético. Essa corrente também pode ser utilizada para fabricar um eletroímã...”.

A segunda forma é usar partículas elementares, como os elétrons, que possuem um campo magnético intrínseco. O campo magnético é uma propriedade básica de muitas partículas elementares...”.

4        Como é produzido um campo mento-eletromagnético sob a ótica do espiritismo-científico sem fronteiras?

Da mesma forma que a Física, os campos mentais magnéticos podem ser produzidos de duas formas:
A primeira forma seria usar partículas mentais eletricamente carregadas, em movimento, como os elétrons mentais responsáveis pela corrente mental, cujo veículo transportador dessas partículas isto é, elétrons mentais em movimento seriam conduzidos ou transportados através do Fluido mental magnético, estabelecido entre o Médium e a Personalidade, produzindo-se, então, um campo mental magnético.

Evidentemente, tal qual a Física de campos magnéticos, quanto maior a velocidade dessas partículas mentais maior será a intensidade do campo magnético envolvido e também, maior será a força magnética envolvida, durante a realização de um passe magnético.

A segunda forma que a Física contemporânea, poderia aceitar, para se produzir um campo mental magnético seria utilizar partículas mentais elementares ou fundamentais, que no Espiritismo sem fronteiras seriam as “partículas de inteligência universal (Espíritos)” as quais, estas sim, já possuem um campo magnético mental intrínseco ou característico, determinando desta forma a existência do campo mental magnético.

A justificativa para a obtenção de um campo magnético mental utilizando-se, a ação das “partículas de inteligência universal (Espíritos)” é simples, pois basta lembrar que esta partícula ou Espírito possui agregado ao seu intrínseco e complexo tecido fluídico, parte do fluido do corpo astral (o que determina o grau evolutivo espiritual), contendo as mais ínfimas partículas de matéria mental altamente quintessenciadas e magnetizadas.

Este fato nos leva a crer que por este motivo a força Espiritual é facilmente conduzida através de correntes fluídicas magnéticas naturalmente imantadas, existentes em todo o Universo Físico ou Universos, dimensões etéreas, bem como, também através do fluido magnético estabelecendo-se, então, um campo mental magnético ou imantação magnética entre o Médium e a Personalidade, durante a realização de um passe magnético espiritual.

Após estes esclarecimentos vamos discutir com o Leitor as forças ou energias mento-eletromagnéticas e seus principais mecanismos envolvidos durante a realização do passe magnético visando, como dito por André Luiz, atingir o auto reajustamento psicossomático da Personalidade que recebe o passe magnético, levando-se em conta a lei do merecimento da Personalidade. Para isto torna-se imperioso discutir inicialmente a Lei dos Fluidos.

5        Discussões da Lei dos Fluidos

5.1       Fluido universal, fluido cósmico universal ou fluido cósmico mental universal

O termo fluido universal nasceu na época do Magnetismo de Franz Anton Mesmer, que foi médico nascido na Áustria em 1734, tendo atuado como Magnetizador e estudioso do magnetismo, conforme descrito na bibliografia eletrônica “Mesmer – pesquisa Google – Internet Explorer”.

Mesmer foi, na verdade, o precursor do Magnetismo, pois como sabemos hoje, as leis que regem o magnetismo estão diretamente relacionadas ou harmonizadas com o princípio básico do Espiritismo, seus trabalhos de pesquisa antecederam, sem dúvida, ao trabalho de Codificação do Espiritismo por Allan Kardec.

Nessa época então, Mesmer tinha iniciado seus trabalhos utilizando simplesmente imãs para realizar o trabalho de Magnetizador, devido as ações do campo magnético e da força magnética produzidas pelos imãs. Acreditava que o magnetismo assim envolvido além de facilitar a magnetização nos Pacientes era aplicado, também, como uma forma de terapêutica através da cura magnética.

Porém, mais tarde, em 1775 percebeu que o magnetismo através de imãs, poderia ser simplesmente, substituído pelo magnetismo ou fluido magnético animal o qual emana de indivíduos.

Dentro dessa diretriz, Mesmer começou, então, a tratar seus Pacientes através de imposição das mãos, fricções e ou toques nas regiões afetadas, transferindo através do fluido magnético animal os eflúvios positivos para o Paciente em tratamento.

O termo fluido magnético animal ficou em evidencia, nessa época, sendo evidentemente muito combatido pela medicina tradicional, pois ainda não era conhecida a base do Espiritismo clássico, que posteriormente foi Codificado por Allan Kardec, o qual trouxe à luz os esclarecimentos que faltavam para melhor compreender a Lei dos Fluidos.

Além disso, Mesmer também utilizou de uma forma pioneira, o termo fluido universal o qual mais tarde Allan Kardec citaria o nome desse fluido como sendo a energia básica primordial que produz tudo que há no Universo, inclusive as diversas substâncias materiais existentes.

Hoje, entendemos que o fluido universal além de estar relacionado com o magnetismo universal, também é o meio condutor do fluido magnético espiritual, transmitido durante a realização de um passe magnético estabelecido entre um Médium e uma Personalidade, bem como para o fluido magnético animal transmitido durante a operação de magnetização entre o Médico magnetizador e o Paciente.

5.2       Fluido do corpo astral ou fluido do perispírito ou duplo etéreo

O tecido deste fluido, por ser um fluido de interface, habita entre o corpo espiritual ou mental e o corpo físico o qual é composto de um tecido muito tênue, quintessenciado e puramente magnético, sendo sua constituição da mesma essência da composição do fluido universal, porém a essência característica, única, habita no tecido do Espírito, quando desencarnado.

A estrutura do fluido do corpo astral deve de conter as mais ínfimas partículas de matéria mental, que além de serem muito tênues são também altamente magnetizadas. Estas ínfimas partículas de matéria podem estar localizadas nos retículos de seu harmonioso tecido, onde ocorre como exemplo o fenômeno de plasmagem ou gravação de todas as emoções e ações envolvidas, a cada instante na vida de uma Personalidade.

Além disso, o fluido astral envolve as mais ínfimas partículas fundamentais de matéria organizada[2], de um dado órgão ou do nosso corpo físico, permitindo receber, emitir impulsos mento-eletromagnéticos do fluido da aura e ainda permitindo transportar esses impulsos até o seio das mais ínfimas partículas mentais que compõem o intrínseco tecido do fluido do Espírito da Personalidade.
Faremos a seguir uma comparação, mesmo que grosseira, para facilitar o entendimento do Leitor como seria a atuação do fluido do corpo astral ou fluido do perispírito ou duplo etéreo, na atuação da interface entre o corpo mental (Espírito) e o corpo físico da Personalidade, isto é das mais ínfimas partículas de matéria organizada.

Para isto, vamos então comparar o fluido astral com o “tecido ar” que nos proporciona a vida através da respiração do Oxigênio, que existe nesse tecido.

Como se sabe é na camada da Troposfera, camada mais próxima da superfície do Globo Terrestre, onde ocorrem a formação de ventos, tempestades, chuvas etc. Isto é ocorrem todos os fenômenos meteorológicos, conhecidos na superfície do nosso Planeta. É então nesta camada que ocorre a interação do tecido ar com a matéria mais grosseira do nosso Planeta.

Por outro lado, na parte superior da última camada existe a heterosfera sendo sua parte superior composta ou formada, quase que totalmente, por Hidrogênio. Note-se então que, nesta camada ocorre a interação do tecido ar com um tipo de matéria bem mais tênue do que quando comparada com a matéria existente na superfície do Planeta.

O Hidrogênio é tão rarefeito, nesta região, que praticamente não existem choques entre esses átomos sendo, portanto um fluido quintessenciado e tênue, com composição química compatível com a do Sol onde basicamente, como sabemos, o Sol converte Hidrogênio em Hélio através de reações nucleares, emitindo luz ou energia na forma de ondas eletromagnéticas para o entorno de seu sistema solar e do Universo.

Note o Leitor a similaridade da ligação do fluido ar com o Sol e a do duplo etéreo ou fluido astral com o Espírito (o qual, este apresenta um tecido altamente quintessenciado e mental, quase luz) a fim de que esta extremidade do duplo etéreo possa atuar, evidentemente, nos mecanismos de interação com as mais ínfimas partículas que compõem a complexa e densa matéria mental do Espírito.

Somando-se ainda que a luz, emitida pelo Sol, fisicamente falando é uma radiação eletromagnética e por outro lado, como já discutido a partícula de inteligência universal mental (Espírito) também gera ou emite uma energia mento-eletromagnética, vamos então comparar, mesmo grosseiramente, o Sol que é uma estrela e pertence ao macro sistema com o Espírito, que é uma partícula de inteligência universal mental e que pertence ao Universo etéreo.

Na outra extremidade da ligação do fluido ar com a superfície do Globo Terrestre ocorre a interação com a matéria mais grosseira e, similarmente no duplo etéreo esta ligação é justamente a interação com a matéria do nosso corpo físico, envolvendo as mais ínfimas partículas de matéria organizada.

5.3       Fluido da aura

Como anteriormente discutido os fluidos são fisicamente falando, os veículos de transporte para as partículas de inteligência universal (Espírito) e ou pensamentos principalmente os emitidos.

A emissão de pensamentos pelo Espírito, por exemplo, da Personalidade gera a emissão de uma energia ou força-mento-eletromagnética, natural, cuja intensidade depende, também, evidentemente da vontade da Personalidade.

Parte dessa energia, assim emitida, é transformada em fluido luminoso que representa, por exemplo, o estado instantâneo de reflexão envolvendo todos os pensamentos emitidos e ou recebidos pela Personalidade, descortinando então para o Universo etéreo, através desse fluido, fluido da aura, o seu real estado psíquico.

Da mesma forma que comparamos o fluido do perispirito ou duplo etéreo com o “fluido ar”, também se pode comparar o fluido da aura com o fluido existente na camada da Ionosfera do nosso Planeta, onde ocorre uma ionização, natural, promovida pelos choques entre a radiação eletromagnética com cargas elétricas (íons e elétrons), promovendo um deslumbrante visual colorido conhecido como “Efeito Aurora Boreal”, que pode ser perfeitamente observado nos Países Nórdicos do nosso Planeta.
Comparativamente, então, podemos sugerir que a energia ou força mento eletromagnética emitida pelo Espírito também sofre, similarmente, o fenômeno de ionização natural mental, a qual,esta ionização é resultante dos choques que ocorrem entre a “radiação cósmica de fundo” que chega ao nosso Planeta (inclusive nos atravessa totalmente), com a densidade de cargas elétricas mentais emitidas pelo Espirito da Personalidade, resultando no fenômeno da emissão de  um fluido multicolorido com intensidades intrínsecas a cada momento na vida da Personalidade.

Assim, da mesma forma que o fluido da aura é descortinado para o mundo etéreo, o fluido da Ionosfera através do Efeito da Aurora Boreal é descortinado, naturalmente, para as criaturas encarnadas nos países Nórdicos deste Planeta.

É através do fluido da aura o qual possui coloração e intensidade intrínsecas e em se tratando de um fluido externo ao nosso corpo físico, nos leva a crer que deve de ser o fluido de ligação entre o fluido universal e o fluido do corpo astral ou perispírito ou duplo etéreo da Personalidade, durante a realização de um passe magnético seja animal ou espiritual.

Após estas breves discussões o Leitor poderá, agora, compreender a complexa lei dos fluidos envolvida nos passes magnéticos espirituais e, para melhor entender o termo “objetivando atingir o auto reajustamento do Espírito”, descrito algumas vezes, neste texto, termo este que na verdade é o objetivo do passe magnético espiritual, faremos, a seguir uma breve comparação com a realização de uma carga rápida ou lenta na bateria do nosso automóvel.

Quando aplicamos uma carga rápida, na bateria do automóvel, esta recebe uma intensidade de corrente dinâmica tal que permite dar partida no motor, apenas com a carga adicional de corrente que está sendo recebida. A partir daí, o motor poderá, então, se manter em funcionamento e ao mesmo tempo armazenar parte dessa energia, de forma que o motor do automóvel, tal qual o Espírito de um corpo físico, pode atingir seu auto reajustamento.

Assim, similarmente, quando um passe magnético espiritual é bem realizado contando-se, evidentemente, com a boa vontade da Personalidade, a presteza do Médium e a bondosa boa vontade do Plano espiritual presente nesses trabalhos, conduz como efeito na Personalidade logo após o termino do passe, a sensação psíquica de repentina melhora ou conforto, em relação ao quadro psíquico anterior ao passe magnético.

Da mesma forma, se fosse aplicada uma carga lenta na bateria certamente quando esta for reinstalada no automóvel, a partida do motor também seria imediata e depois com a própria manutenção do motor em funcionamento, permitirá rapidamente seu auto reajustamento, do motor. Similarmente, então, se a Personalidade com vontade, fé e dentro da lei do merecimento, após várias sessões seguidas de passes magnéticos, certamente, o Espirito da Personalidade atingirá o seu auto reajustamento.

5.4       Fluido magnético

O Fluido magnético é o fluido envolvido entre o Médium e a Personalidade, durante a realização de um passe magnético espiritual, sendo o seu tecido formado por diversas cores e formas bem definidas e com intrínsecas intensidades vibratórias, resultantes do transporte de partículas de inteligência universal (Espíritos), ou pensamentos dos Espíritos recebidos pelo Médium (através do tecido do fluido da Aura) no dado específico momento.

A seguir, o Autor espiritual André Luiz nos brinda através do livro “Evolução Em Dois Mundos” psicografada por Francisco Candido Xavier, com importantes comentários envolvidos no passe magnético espiritual.

Diz o Autor Espiritual na integra:

Será interessante figurar o nosso veículo de manifestação como sendo o Estado Orgânico em que nos expressamos na condição de Espíritos imortais, podendo ser dividido em duas partes essenciais: O hemisfério visível ou campo somático e o hemisfério por enquanto invisível na Terra ao sensório comum, ou campo psicossomático ou perispirito.
Toda queda moral nos seres responsáveis opera certa lesão no hemisfério psicossomático ou perispírito, a refletir-se em desarmonia no hemisfério somático ou veículo carnal, provocando determinada causa de sofrimento.
Pelo passe magnético, no entanto, notadamente naquele que se baseie no divino manancial da prece, a vontade fortalecida no bem pode soerguer a vontade enfraquecida de outrem para que essa vontade, novamente ajustada à confiança, magnetize naturalmente os milhões de agentes microscópicos a seu serviço, a fim de que o Estado Orgânico, nessa ou naquela contingência, se recomponha para o equilíbrio indispensável.
Assim é que orar em nosso favor é atrair a Força Divina para a restauração de nossas forças humanas, e orar a benefício dos outros ou ajudá-los, através da energia magnética, à disposição de todos os espíritos que desejem realmente servir, será sempre assegurar-lhes as melhores possibilidades de autoreajustamento
Compreendendo-se, porém, que se o amor consola, instrui, ameniza, levanta, recupera e redime, todos estamos condicionados à justiça a que voluntariamente nos rendemos, perante a Vida Eterna, justiça que preceitua, conforme o ensinamento de Nosso Senhor Jesus-Cristo, seja dado isso ou aquilo a cada um segundo as suas próprias obras...”.

5.5       Essência dos tecidos envolvidos na Lei dos Fluidos

Sob a ótica do espiritismo-científico vamos esclarecer e suportar a essência dos tecidos que compõem os principais fluidos utilizados nos passes magnéticos, nos ombros da teoria das Super Cordas de Brian Greene (Doutor em Física pela Universidade de Oxford). Como se sabe esta é uma das teorias da física contemporânea que visou, na época, a unificação da teoria geral da relatividade com a mecânica quântica a qual propõe que:

"Dentro dos quarks, da mais ínfima partícula subatômica, existe um filamento de energia que vibra como as cordas de um violino, sendo os diferentes padrões de vibração dessas cordas que determinam a natureza de diferentes tipos de subpartículas"...

A seguir vamos transportar esta proposta científica, da nossa atualidade, para a base do espiritismo-cientifico:

Dentro dos quarks mentais, das mais ínfimas partículas fundamentais ou dentro da essência de fluidos compostos por partículas fundamentais mentais (ainda não conhecidas pela Física atual de partículas mentais), existem filamentos de energia ou filamentos de fluido cósmico mental universal ou filamentos de energia mento- eletromagnética, que vibram como as cordas de um violino”.

Estes filamentos podem perfeitamente servir de meio de transporte das partículas de inteligência universal (Espíritos), para serem transportadas ou deslocadas, desde qualquer região do nosso Universo físico ou de Universos / Mundos ou dimensões etéreas até o seio dos tecidos dos fluidos mentais.

Assim, pensamos que quando a partícula de inteligência universal se encontrar na mesma intensidade vibratória do fluido astral ou universal, pode então se locomover até o seio do fluido magnético e atuar nos mecanismos de interação, envolvendo as mais ínfimas partículas fundamentais de matéria organizada de um dado órgão de uma Personalidade, durante a realização de um passe magnético espiritual.

A seguir, a fig. (2) esclarece, mesmo que de uma forma grosseira, a complexidade que deve de ser a constituição do tecido de um fluido mental ou mento-eletromagnético.

Figura 2

Esta figura extraída da bibliografia eletrônica é uma forma apenas representativa dos neurônios do sistema nervoso central do ser humano, na qual grosseiramente vamos nos suportar nesta visualização, apenas, para facilitar ao Leitor a fazer uma rápida viagem ao âmago da essência de um dado tecido de um fluido mental, o qual envolve harmonicamente as mais ínfimas partículas fundamentais de matéria organizada de um dado órgão do corpo físico da Personalidade.

Pode-se verificar, então, que na região de fundo da figura está simulada a representação do tecido do fluido, envolvendo a essência da matéria organizada em diversas cores em harmonia de tonalidades, entre as fronteiras das cores bem como, podemos observar também a possibilidade, apenas ilustrativa, da representação segundo este Autor, dos filamentos de energia em vibração constante, com colorações especificas, que devem de existir na essência dos fluidos que compõem a lei dos fluidos.

Por outro lado, a partícula de inteligência universal (Espírito), também pode ser vislumbrada, como sendo uma luz de diversas cores e evidentemente com diversas intensidades vibratórias (grau evolutivo da mesma), sendo transportada em perfeita harmonia através desses filamentos de energia, de um fluido para outro até o fluido mental da Personalidade, a fim de que sejam promovidas as “interações fundamentais” entre as partículas de inteligência universal com as mais ínfimas partículas fundamentais de matéria organizada.

Na verdade, o Espiritismo-científico sem fronteiras entende também que esta partícula poderá ser a responsável, em termos de “Física de partículas mentais”, pela organização da matéria que existe no Universo.

Estes impulsos de energia mento-eletromagnética quando recebidos pelo Espirito da Personalidade, representam na verdade um incremento adicional na intensidade da força mento-eletromagnética no referido Espírito, objetivando atingir o seu auto reajustamento respeitando-se, evidentemente, a lei do merecimento da referida Personalidade.

6        Intensidades do fluido magnético

Breves discussões, de uma forma resumida, sobre as Influências na Intensidade de fluido magnético envolvido entre o Médium e a Personalidade, durante a realização de um passe magnético.

6.1       Disciplina mental do Médium antes de iniciar os Trabalhos

Torna-se imperioso que o Médium tenha uma regularidade na sua disciplina mental diária, principalmente nas horas que antecedem os trabalhos, a fim de atingir um estado vibratório de sua energia-mento-eletromagnética emitida, a mais harmônica possível para que pela lei de ação e reação possa receber, então, as intuições principalmente dos Mensageiros que certamente coordenam os Trabalhos em plano espiritual.

6.2       Vontade do Médium

Momentos antes de iniciar os trabalhos, o Médium deverá emitir pensamentos de agradecimentos a seus Mentores e Mensageiros, por contribuírem não só com a segurança na realização de seu Trabalho, como também para conseguir a força espiritual no sentido de apenas servir, como intermediário das partículas de inteligência universal (Espíritos) durante a realização dos Trabalhos, visando sempre apenas o reestabelecimento do auto reajustamento psicossomático da Personalidade.

6.3       Presença da força espiritual durante a realização dos Trabalhos

Basta que o Médium faça apenas a sua parte, como receptor, para que seus Mentores e Mensageiros bem como toda força espiritual amiga e simpatizante do Médium, que pode estar presente atuando como Esteios no plano espiritual, para que a força espiritual Superior presente, no momento do passe, possa então ser conduzida para o fluido magnético emitido pelo Médium e deste para os fluidos da Personalidade até chegar ao Espírito e realizar os Trabalhos com harmonia.

6.4       Vontade positiva da Personalidade

Além disso, é realmente necessário que o Médium transmita confiança a Personalidade, durante a realização dos trabalhos, visando estimular a poderosa vontade própria da Personalidade, que sem dúvida funcionará como uma alavanca mento-eletromagnética para que a força espiritual, ali presente, possa adentrar até o corpo mental da Personalidade, a fim de que seu Espírito possa receber todos os eflúvios positivos, através do passe magnético, somando-se ainda a questão da lei do merecimento, visando-se atingir o auto reajustamento do Espírito da personalidade.

6.5       Energia mento-eletromagnética

Emanada pelo astral espiritual amigo, simpatizante da Personalidade, bem como de todas as criaturas amigas e dos Assistentes do Centro que estão emitindo pensamentos de recuperação para a Personalidade, antes ou no momento do passe magnético.

Certamente todos os eflúvios ou a energia mento-eletromagnética boa e positiva recebidos nos fluidos da Personalidade, no momento ou momentos que antecedem a emissão do fluido magnético espiritual, favorecerá o mecanismo de relaxamento de tensões que existe no tecido do fluido do corpo astral da Personalidade, facilitando dessa forma , no fluido do corpo astral, a realização das interações entre as partículas de inteligência universal (Espíritos) com a matéria organizada, existente em um dado órgão da Personalidade, o qual está envolvido pelo fluido astral intrínseco da Personalidade.

6.6       Da técnica de imposição ou da localização das mãos do Médium sobre a cabeça da Personalidade

Este tema depende muito da intuição e da experiência de cada Médium. Normalmente, a imposição das mãos próximas à cabeça da Personalidade, nas regiões, por exemplo, dos plexos, cabeça, que são zonas de maior concentração de terminações nervosas do corpo físico e também são nestas zonas, principalmente nos lobos frontal e parietal, fig.(3) que estão localizados os centros de forças emissores e receptores, respectivamente da Personalidade.

Certamente a localização da imposição das mãos nestas regiões, deve de acelerar a velocidade dos mecanismos de movimentação do fluido magnético do Médium para os fluidos da Personalidade;

Figura 3

A fig.(3) acima, extraída da literatura eletrônica mostra o posicionamento dos “lobos frontal e parietal” – Pesquisa Google – Internet Explorer”.

Realizando-se a imposição das mãos principalmente na região dos lobos, pensa este Autor que entre a distância das palmas das mãos do Médium (mais precisamente nas regiões das extremidades dos dedos), deve de ocorrer a passagem do fluxo de energia mental do Médium ou fluido magnético ou imantação espiritual, para o fluido da Aura da Personalidade e deste para o fluido do corpo astral através dos filamentos representados na fig. (2), e deste evidentemente para o Espirito da Personalidade.

Vale a pena registrar que as palmas das mãos não precisam tocar a cabeça da Personalidade.

Este transporte de energia mental, através do fluido magnético, deverá ocorrer através do mecanismo discutido no item 6.4, isto é através de filamentos de energia ou filamentos de fluido cósmico mental universal.

6.7       Confiança e Fé da Personalidade

Associado a vontade de dar início a cura de seus males tanto de ordem material quanto psíquica.

Sem dúvida alguma que esta última influência é primordial para o sucesso do passe magnético, por esta razão que o Médium através de suas intuições, deve constantemente incentivar a Personalidade, por pensamento, a confiança e a vontade que esta deve de ter para se curar, pois caso isto não ocorra significa que a vibração dos fluidos da aura, do perispírito e do mental da Personalidade vão vibrar totalmente diferentes do fluido mental emitido pelo Médium, de forma que no final dos Trabalhos do Passe Magnético a Personalidade não terá nenhuma sensação de melhora psíquica.

7        Conclusão

Devido à complexidade dos temas aqui discutidos, o Autor sugere aos Leitores, principalmente aqueles que militam na Mediunidade ou nos Centros do Espiritismo sem fronteiras, que continuem desdobrando os conteúdos destas discussões visando inclusive num futuro, preparar as novas gerações para que seja possível estudar (segundo as diretrizes etéreas superiores) o abrangente tema “Espiritismo Universal sem fronteiras”.

Mais esclarecimentos sobre este Artigo, o Autor coloca à disposição seu endereço eletrônico para compartilhar com os Leitores as discussões aqui apresentadas e evidentemente, possam ser realizadas as respectivas revisões.

(Junho de 2015)



[1]Ponte fluídica: Este Autor acredita que a ponte fluídica é composta de duas vias por onde circula o fluido magnético ou mento-eletromagnético ou fluido universal que existe no Universo ou Cosmos: Uma via é no caminho de ida estabelecendo-se o mecanismo de “rede fluídica”cujo fluido magnético é formado por diversas cores, com formas bem definidas e com intrínsecas intensidades vibratórias resultantes do somatório de todos os pensamentos emitidos pelos presentes na Reunião.
A segunda via é estabelecida dentro dessa ponte fluídica no  caminho de volta, lei do retorno, onde é estabelecido então o mecanismo de “corrente fluídica” por onde as partículas de Força, inteligência universal do Astral Superior (Espíritos) são transportadas através do fluido magnético ou fluido universal, com velocidade do pensamento a fim de envolver todos os participantes da Reunião com os intrínsecos eflúvios mento-eletromagnéticos emanados por toda a Força Espiritual presente no recinto

[2]Matéria organizada: As mais ínfimas partículas fundamentais de matéria organizada são, por exemplo, as mais ínfimas partículas que existem nas partículas convencionais atomísticas, perfeitamente conhecidas pela Física de Partículas, que coexistem nas partículas atomísticas das Células de um dado Órgão Físico da Personalidade, onde justamente ocorrerá a intervenção das Partículas de Inteligência Universal (Espíritos), auxiliando na intensidade de energia mento-eletromagnética emitida pelo Espirito da Personalidade visando com isto, obter a reparação a nível celular, matéria organizada, para tentar atingir o auto reajustamento do Espírito da Personalidade.